sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Foi cá uma limpeza


0

Cá por casa, somos quatro (não tarda cinco) e decidimos que íamos para organizar tudo no que toca a espaço. O que quero dizer com isto?
Para além de organizarmos os móveis dos quartos de modo a termos mais espaço ou ser possível ajustar-nos à nova vida, também iríamos arrumar tudo aquilo que acumulámos ao longo dos anos.

Queridos, eu adorava poder dizer que os meus pais têm o síndrome do "Mete aí que no futuro pode fazer falta", mas depois destes dias eu digo "MAS O QUE RAIO PASSOU PELA MINHA CABEÇA PARA GUARDAR TANTA TRALHA!!".

Onde começou a limpeza? No local onde se acumula mais tralha em tudo o que é casas: o sótão.Frase mais usada por mim "Fora!". Dirigi-me, a medo, a umas prateleiras que estão à pouquíssimo tempo por lá (isto a pensar que por estar lá à pouco tempo, iria encontrar coisas um pouco mais actuais). Caixas de CD's: o que significa? Vamos viajar até à minha adolescência e envergonhar-nos a nós mesmos: era Milénio, era NonStop, era Excesso, era Operação Triunfo, era High School Musical, era Blue, era sei lá mais o quê. E o melhor? Tudo em condições deploráveis e a dizer claramente que nem o melhor leitor de CD's do mundo conseguiria ler aquilo. Entre pensamentos como "meu rico Meo Music!" lá atirei com os CD's todos para um monte destinado ao lixo.

Depois das prateleiras dirigi-me a'O Armário. O Armário deve estar nesta casa ainda antes de nos termos mudado para cá há 25 anos, o que significa que o armário em si já está a gritar por reforma, mas isso é o menos no que toca a estas arrumações. Os tesourinhos deprimentes que encontrei n'O Armário deixaram-me algo divertida, nostálgica e super super super envergonhada. Todos (TODOS) os meus cadernos e livros do 1ºano de escola até ao 12º ano se encontravam naquele espacinho. E quase todos os da minha irmã também. Peguei nos cadernos e atirei-os com pura satisfação para um monte destinado ao papelão mais próximo e os livros todos (com exceção dos de aprender inglês ou matemática de 1º ano ou Estudo do Meio da primária ou música do 5º ano) foram também passear (atirados, literalmente) para o montinho (o mais exacto seria chamar-lhe montão, vá!).
Aparentemente, eu tinha uma actividade favorita quando estava por casa: dar aulas a meninos e meninas invisíveis enquanto escrevia com giz e corrigia os exercícios dos livros da primária da minha irmã. E eis que abro um livro dela e na contra-capa aparece escrita pela minha letra da primária: "Aos fins de semana não se trabalha. E no dia de Natal 25/12 também não!" (Ora tão pequenina e tão sabichona e viciada em Natal) e na página do lado entre vários símbolos tinha: "? não percego"(o que claramente mostra o meu nível de português).
Num caderno tinha um desenho meu onde o mais importante que descrevia na Primavera eram as formigas debaixo da terra (havia claramente ali um trauma qualquer com formigas).

Conclusão do dia de limpezas ao sótão? Meia hora a dividir lixo pelo papelão, embalão, lixão e até o vidrão, com um carro comercial atolado em tudo o que era espaço parado ao lado dos contentores.

Sem comentários:

Enviar um comentário