segunda-feira, 28 de março de 2016

Copo Menstrual

Hoje venho falar de menstruação... O 'bicho papão' da vida de todas as mulheres, o bichinho incomodo que existe para meter a vida das mulheres em parafuso, enfim...o bicho... ok! já entenderam a ideia: eu não sou fã do 'amiguinho' período.

Tudo o que roda em volta do mesmo deixa-me em ponto de rebuçado. É a semana da TPM em que devoro todos os chocolates, batatas fritas, gomas, etc que me apareçam a frente, é as cólicas que tenho que me deixam deitada na cama com saquinhos de água quente, é as enxaquecas que aparecem na semana antes e durante, é toda a logística de achar tudo extremamente pouco higiénico, é o andar com as idas ao wc cronometradas...enfim. Passo o tempo todo a desejar ter nascido homem e com uma neura que alguém fala "olá" e eu digo "mas ainda não te calaste?!".

Fiquei menstruada pela primeira vez aos 11 anos, o que tendo em conta, foi cedíssimo. Pleno Agosto, dia antes das tão esperadas férias na piscina da terra da minha mãe. Disse à minha mãe e ela com todo o cuidado pôs-se a falar de pensos e como os usar. Lembro-me de fazer cara de 'então e a minha piscinazinha, hã?' e da irmã mais velha chegar ao pé de nós e dizer 'isto é um tampão.Usa-se assim e assim...' e novamente a minha cara de 'sim! sim! Então e a piscina hã?' e num passe de mágica ouvir um 'podes ir à piscina com tampões'. Riiiing... riiing... riiing!
Não me lembro de ter qualquer tipo de problema com a adaptação aos tampões, talvez porque a ânsia de ir à piscina fosse maior do que o drama de 'mas isto enfia-se lá dentro?! Bleck!'.

Hoje, volvidos quinze anos (God! Já foi à imenso tempo) a ideia de usar pensos é de todo impensável e os tampões continuam a ser os companheiros dos dias de neura.

Até que...
... no meio de tanta infeção urinária que eu tenho tendência a adquirir e no meio do dinheirão que vejo desaparecer do meu bolso para comprar tampões, me falam de copos menstruais.
Pronto! Falam de coisas que não conheço e tenho de saber tudo sobre elas. Após pesquisa sei que se trata de um copinho de silicone(há marcas que não são de silicone) que se insere na vagina e que recolhe (não absorve como o tampão faz) todo o período de forma interna, sem deixar escapar nada para fora através do vácuo que o copo faz nas paredes vaginais. Ao fim de 12 horas recolhe-se o copo (puxando e apertando o fundo para 'terminar' com o vácuo), deita-se fora o conteúdo, lava-se com água e sabão e está pronto a inserir por mais 12 horas seguidas.
Ora, o primeiro pensamento foi que 12 horas de recolha teria de ser uma coisa enorme porque a sensação que se tem é que a quantidade é enorme, mas aparentemente e após o ter nas mãos confirmei que é pequeníssimo.
Por falar em tamanhos... cada mulher tem um tamanho diferente tendo em conta a actividade física, a actividade sexual e o número de filhos, mas isso encontram facilmente na embalagem dos mesmos qual o mais adequado.
O copo menstrual quando bem manuseado (após os dias do período mensal deve-se esterilizar o mesmo em água a ferver durante 2 minutos e deixar secar ao ar livre) dura 10 anos, o que representa uma poupança maluca de dinheiro.
O meio ambiente agradece ainda mais do que a minha carteira porque nada de tampões deitados para o lixo de forma recorrente.
A saúde intima torna-se também mais assegurada porque, ao contrário dos tampões que absorvem não só período mas também alteram a composição da mucosa vaginal e dos pensos que causam infeções pois quer se queira quer não é um sítio húmido com bactérias em contacto directo com a pele, os copos menstruais são de material totalmente seguro (o meu é do material das tetinas dos biberões dos bebés) e apenas recolhem a menstrução ao invés de alterar a composição da mucosa ao absorvê-la.

Comprei o meio da marca MeLuna e custou 23€ na Wells, no Continente. Mas existem diversas marcas disponíveis no mercado. Como podem ver abaixo nas fotos, o copo não é maior do que os dedos das minhas mãos.


É assim que se insere
Pega redonda é uma das opções


Pequenino

Sem comentários:

Enviar um comentário