quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Natal #16

Ora bem, depois da azafama da decoração da casa, das listas de prendas para não se esquecer de ninguém, dos jantares de Natal tanto com amigos como com colegas de trabalho ou até com pessoas que nem sequer conhecíamos até ali, os passeios com amigos e familiares pelas noites com a desculpa perfeita de "ver as luzes", as corridas de última hora às lojas porque nos esquecemos daquela pessoa que estava lá na lista desde o inicio mas cuja prenda foi sido adiada até ao último dia ou a compra para aquela pessoa inesperada que afinal vem passar o Natal connosco, acho que chegou a hora de pensarmos naquilo que nos vai tranquilizar mais na noite de Consoada: a mesa do jantar.



Todos queremos confessar que não passamos lá tempo nenhum, que passamos a Consoada a brincar com as crianças da família ou que fomos os melhores anfitriões ou convidados deste mundo, mas a verdade é que desde o momento em que sentamos o rabinho nas cadeiras da mesa da Consoada para comer o tradicional bacalhau, só nos levantamos para ou abrir as prendas à meia noite ou para ver um filme de Natal que invariavelmente vai passar na televisão, e aí... bem aí... corremos para o sofá. 


É portanto indiscutível que a mesa de Natal é das coisas mais importantes do próprio Natal. Eu, pessoalmente, adoroooo perder um bom tempo a prepará-la, mas sei que as minhas amigas ou recorrem às mães ou simplesmente não ligam muito. Por isso, preparei uma lista de dicas para preparar uma mesa simples mas com o glamour que a ocasião exige.



  1. Escolham duas cores (máximo três) que conjuguem bem. A maioria dos comuns mortais no Natal junta na mesa um branco e dourado, ou um branco e vermelho ou as três juntas. Há também quem use o verde natalício, mas com esse aconselho a serem ponderados no que toca a escolher um vermelho. 
  2. A toalha mais bonita que tiverem e mais sóbria é essa que deve ser escolhida. Na minha opinião, deixem as cores fortes serem destinadas à decoração da mesa. 
  3. Usem individuais, se os tiverem. Usem caminhos de mesa de uma cor que seja realçada pela toalha, se os tiverem. 
  4. Se tiverem serviço de loiça de Natal, tenham em atenção se conjugam bem as cores com os individuais ou caminhos de mesa usados. Usem um prato raso grande e um prato pequeno de entradas por cima. 
  5. Aqueles copos de água, vinho (ambos), aperitivos e digestivos que ficam guardados um ano inteiro no armário, saltem cá para fora. Não dêem às crianças nenhum copo de pé, nem copo de vinho.
  6. Os guardanapos comprem aqueles mais grossos de papel colorido ou usem mesmo uns de pano. Podem ser colocados numa argola de guardanapo na vertical em cima do prato ou posicionados do lado direito do prato.
  7. Aquele faqueiro compostinho que têm guardado no armário, sim aquele com facas de peixe e garfinhos pequeninos... esse mesmo... cá para fora! Coloquem os garfos de peixe e os da entrada do lado direito e as facas de peixe e entrada do lado esquerdo, por cima do guardanapo, se optaram por isso. Os talheres de entrada encontram-se do lado de fora e os do prato principal no lado de dentro. À frente, entre os copos e os pratos, coloquem colher ou garfo de sobremesa e uma colher para o café ou chá que seguirá o jantar.
  8. No centro da mesa usem e abusem da decoração. Velas, centros de mesa com ramos de pinheiros já construídos ou comprados, bolas de decorar a árvore de natal colocadas numa taça transparente, laços no pés dos copos, fitas da árvore de natal esticadas ao longo do centro da mesa com bolas ao seu lado, etc. O que interessa aqui é manterem-se dentro dos parâmetros de cor que estipularam de inicio. 
  9. Poderão optar por indicar aos convidados o seu lugar, marcando-o com o seu nome. Seja numa cartolina com o nome escrito, em volta do guardanapo um papel, na base dos copos ou até escrito num pedaço de tira de tecido preso ao pé dos copos, surpreenda todos com o gesto individualista que mostrou ter ao escrever o nome de cada um como se de uma amostra de carinho se tratasse. Tenha em atenção aos lugares, não vai querer pôr perto um do outro pessoas que não se conhecem ou se dão mal.
  10. Se o número de crianças for grande, opte por pôr uma mesa mais baixa para eles ao lado da dos adultos. Aí já não tem preocupações com copos de vinho ou copos de pé serem derrubados e deixa as crianças conviverem o mais possível entre elas nesta noite tão especial.

Sem comentários:

Enviar um comentário